Fluxo completo de garantia

Como gerar um pedido de garantia e nota de devolução


Artigo criado para auxiliar a realizar o processo para gerar o pedido de garantia e a nota de devolução no Dominus



Realizando a Devolução do Produto:


Para iniciar o processo, primeiro faça a devolução de um produto para gerar o pedido de garantia. 

Para isso, siga o caminho: Operacional > Devolução de Produto > Realizar Devolução:



Ao abrir a tela de Devolução de Produtos, filtre a venda realizada no sistema que contém o produto a ser devolvido colocando as informações nos filtros e clicando em Filtrar. Depois selecione a venda desejada e clique em Avançar:



Na próxima tela, selecione o produto a ser devolvido, depois coloque a quantidade à ser devolvida, marque o produto comdefeito e coloque o motivo da devolução. Depois clique em Concluir:



Na tela da devolução da forma de pagamento, selecione se o sistema irá gerar um vale ou devolver na mesma forma de pagamento da venda. Depois clique em Confirmar:



Na tela de impressão do vale, clique no ícone da impressora para imprimir ou clique no ícone do disquete para salvar em PDF:




Criando o Pedido de Garantia:


Depois de finalizar a devolução do produto, realize o processo do Pedido de Garantia. Siga o caminho: Estoque > Garantia > Criação:



Na tela inicial da criação de garantia, selecione o grupo de produtos para o sistema pesquisar os produtos para criar o pedido e também informe o Plano de Contas. Depois clique em Avançar:



Na próxima tela, o sistema irá exibir os produtos e a quantidade que cada um tem de estoque de garantia, então selecione a quantidade solicitada para gerar o pedido de garantia e clique em Avançar:



Na tela que irá aparecer, clique em Sim:



O próximo passo é selecionar a nota de entrada, digitar a quantidade que irá devolver da quantidade total do produto naquela nota e depois clicar em Concluir:



Na próxima tela que irá abrir, clique em Sim:




Gerando a nota de Garantia/Devolução:


Para gerar a nota, siga o caminho: Estoque > Garantia > Manutenção:



Dentro da tela de Manutenção de Garantia, coloque os filtros para encontrar o pedido de garantia que foi criado e clique em Filtrar. Depois de encontrar o pedido desejado, clique em Gerar NFe:



Na tela que irá abrir, clique em OK




Alterando e imprimindo a nota fiscal gerada:


Para encontrar a nota e alterar ou já imprimir, siga o caminho: Operacional > Notas Fiscais > Manutenção:



Dentro da Manutenção de Notas Fiscais, use os filtros na parte superior da tela para encontrar a nota de garantia e depois clique em Filtrar

Para imprimir a nota, selecione a nota desejada e clique no botão Imprimir:



Caso a nota esteja com algum status Criticada, Recusada ou caso você queira incluir alguma informação complementar, selecione a nota e clique em Alterar:



Dentro da Alteração de Informações da Nota Fiscal, mexa nas informações que quer e/ou precisa alterar e depois clique em Salvar:



Depois de Salvar, ao voltar pra tela de Manutenção de Notas Fiscais, será necessário clicar no botão Solicitar o Envio para que o sistema envie a nota fiscal para a Sefaz com as alterações feitas:



Depois de Solicitar o Envio, o sistema irá mostrar na tela a pré-impressão da nota, então clique no ícone da impressora para imprimir ou clique no ícone do Disquete para gerar PDF. Depois clique no X para fechar a tela:




Recebendo o produto após a garantia do Fornecedor:


Após enviar a nota de garantia para o Fornecedor, o próprio fornecedor irá te enviar a nota de um novo produto de retorno da garantia e você irá dar entrada na nota referenciando o pedido de garantia criado no sistema.

Para fazer isso, siga o caminho: Estoque > Garantia > Recebimento:




Selecione um dos 3 tipos de recebimento de notas fiscais, onde para esse caso vamos utilizar Importação de XML:



Para fazer a Importação de XML, siga o passo a passo:


1 - Clique em Importação de XML

2 - Clique em Localizar Arquivo

3 - Selecione o arquivo na sua máquina

4 - Clique em Carregar Arquivo

5 - Clique em OK na mensagem que irá aparecer

6 - Clique em Avançar



Após avançar, selecione um pedido de garantia para fazer o recebimento do produto (OBS.: o sistema vai mostrar todos os pedidos de garantia criados para o fornecedor da nota de entrada). Depois clique em Avançar:



Na tela de recebimento dos produtos, coloque a Natureza da Operação e o Regime Tributário. Depois clique em Avançar:



Na próxima tela, confira os produtos que haviam sido pedidos para garantia e a relação de quantos chegaram na nota importada. Depois clique em Avançar:



Na tela que irá aparecer, clique em Sim para confirmar o recebimento da nota fiscal no sistema: 



Depois escolha se o sistema irá atualizar o NCM do produto, substituindo o NCM no cadastro do produto para o NCM que veio na nota de entrada:




Para finalizar, escolha se quer imprimir o espelho da nota fiscal:



E depois escolha se quer atualizar os preços de venda dos produtos:



Updated on 26/04/2024
Was this article helpful?  
We appreciate your review.